sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CATEGORIA DE BASE: Em que momento devemos priorizar o desenvolvimento tático?



Em postagens anteriores relatamos a importância do treinamento esportivo, conceito de comissões "técnicas ou táticas" e também um texto sobre Sistemas de marcação.

Para esta nova postagem, podemos realizar a interação de todos estes textos até chegar a um denominador comum em relação a implantação da tática nas categorias de base. As qualidades e cuidados do profissional a realizar os treinamentos são cuidados fundamentais, descrevemos alguns conceitos antes de iniciar o estudo.

Sistema tático“É o conjunto das táticas que determinam as ações e características de uma equipe em campo. Compõe-se de ideia de jogo, desenho tático, esquematizações, variações, posturas, sistemas de marcação, detalhes táticos e estilo de jogo.  (DRUBSCKY, 2003).

Referências:

CUNHA, Fábio. Treinamento tático nas categorias de base, UF, 2011. 
DRUBSCKY, Ricardo. O universo tático do futebol: Escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003.
LEAL, Julio César. Futebol: Arte e Ofício. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
TOURINHO FILHO, H.; TOURINHO, L. S. P. R. Crianças, adolescentes e atividade física: aspectos maturacionais e funcionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 71-84, jan./jun. 1998.

Esquema tático

“É um elemento importante do sistema tático. Exemplificando, é uma movimentação de campo previamente determinada e treinada entre alguns jogadores e ou setores da equipe. As esquematizações táticas são jogadas ensaiadas que fazem parte de um contexto de táticas maior, denominado sistema” (DRUBSCKY, 2003).

Estratégia

“Estratégia é planejamento visando a atingir determinado objetivo, explorando os fatores favoráveis e usando os meios disponíveis, quando, onde e como quiser”. No futebol, a estratégia adota a mobilização, a concentração, o reconhecimento, as coberturas, perseguições e outros meios, visando a vitória final (LEAL, 2001)..


Sistema de jogo

Sistema de jogo é “a distribuição dos jogadores de um time em campo, em estrutura organizada, coordenados e unidos por princípio de interdependência, com funções definidas que se complementam e que se movimentam, visando, com o menor esforço possível, alcançar a melhor produção e resultado (LEAL, 2001)”

Determinamos o professor/técnico fator primordial no desenvolvimento dos atletas na categoria de base, o desenvolvimento de treinamentos não está ligado a dividir 2 equipes com 11 jogadores e conduzir o treino com um árbitro de futebol. No planejamento dos treinos nesta categoria, o professor/técnico deve ter algumas características como:

* Ter formação pedagógica, além da formação técnica em futebol;
* Participar ativamente da aula;
* Planejar as aulas;
* Conversar sempre que possível com os alunos, sem se exceder no tempo e no assunto;
* Ministrar atividades lúdicas e prazerosas;
* Levar em conta as necessidades e interesses dos alunos;

Ao se planejar um programa de treinamento para crianças e adolescentes, o profissional que irá fazê-lo deve conhecer bem os aspectos que envolvem a puberdade e aceitar a variabilidade individual em que eles ocorrem (TOURINHO FILHO; TOURINHO, 1998).

O treinamento tático está diretamente relacionado com o desenvolvimento da técnica, com o condicionamento físico e com o preparo psicológico. Não se pode dissociar, no futebol moderno, independentemente da categoria, o treinamento tático, do treinamento técnico, físico e psicológico.

"Não adianta o técnico tentar implementar uma marcação pressão, se seu time não possui preparo físico para exercer esse tipo de marcação. Não adianta o técnico tentar implementar um jogo a base de lançamentos longos se seus atletas não possuem qualidade técnica para realizar esse tipo de passe (CUNHA, 2011)".

Até por volta dos 12 anos a ênfase no treinamento se dá pela técnica. A preocupação é aprimorar as habilidades motoras das crianças, desenvolver a inteligência espacial, o pensamento rápido, enfim, dotar os jovens futebolistas de condições para a próxima etapa de aprendizagem, etapa essa na qual se inicia o desenvolvimento dos aspectos táticos no campo grande (11 X 11).

“tática é a arte de combinar a técnica individual de cada jogador, em suas diferentes linhas e posições, de modo a obter o máximo de rendimento do conjunto, em um determinado jogo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário